Só porque você pode, não significa que você faça

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Quer saber qual é a melhor posição para se sentar à sua mesa para trabalhar? (ou se você estiver trabalhando em casa – na mesa da cozinha, no sofá da sala ou no quarto?) Está se perguntando se ficar em pé é melhor do que sentar? Estas são algumas das perguntas mais frequentes em meu estúdio. Minha resposta continua a mesma. E é muito simples.

Meu conselho: Mova-se – e faça todos os ajustes necessários em seu ambiente para que isso aconteça o máximo possível.

Qualquer posição em que você se colocar colocará certo estresse no corpo. Mude isso, mesmo que seja um pouco, e você mudará essas tensões. Há uma razão pela qual os consultores ergonômicos gostam de dizer: “a melhor posição é a próxima”.

O problema de mudar e mudar de posição em um escritório moderno ou na vida moderna, em geral, é que isso vai contra a norma cultural.

Crescendo na escola, você é ensinado a sentar-se em silêncio em sua mesa e não se mexer. Caso contrário, você não está prestando atenção. Depois que você sai da escola, isso não muda. Você é convidado a sentar-se regularmente em reuniões, apresentações, aulas de horas de duração – muitas vezes sem intervalos.

Não apenas se mover não é a norma, mas você está tão condicionado a sentar que se preocupa em atrapalhar as coisas, chamar atenção indesejada para si mesmo ou incomodar os outros se decidir se levantar e simplesmente ficar no fundo da sala por um enquanto. Aposto que você já ficou sentado mais de uma vez, com o bumbum entorpecido, com dores nas costas, desejando aquela pausa que nunca chega – tudo porque está preocupado em atrapalhar o que quer que esteja acontecendo ou irritar os outros.

Anos atrás, percebi que se alguma coisa vai mudar, tem que começar comigo. Levei muito tempo para aprender a fazer algumas ondas e balançar um pouco o barco para cuidar de mim. Ainda luto especialmente com a preocupação de que os outros sejam incomodados se eu fizer o que preciso para cuidar de mim mesmo fisicamente. Mas quando faço o que preciso de uma forma razoável, meu corpo me agradece por isso repetidas vezes.

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No ano passado, escrevi sobre como lido com as reuniões hoje em dia – aquelas que continuam indefinidamente sem uma pausa razoável. minhas cinco dicas para passar por uma longa reunião. Aqui estão eles:

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1) Chegue cedo e converse com a apresentadora antes que as coisas comecem para que ela saiba que você se levantará periodicamente e por quê.

2) Sente-se no fundo da sala ou no final da fila.

3) Escolha um assento ou (se possível) um ângulo de sua cadeira de forma que você olhe diretamente para o apresentador ou para a tela, em vez de torcer o corpo ou a cabeça de uma forma estranha para ver. Por alguns minutos, isso não é grande coisa. Mas, por duas horas, seu pescoço provavelmente falará com você sobre isso.

4) ESTA É A DICA MAIS IMPORTANTE! Levante-se antes de se sentir desconfortável. Para mim, isso ocorre a cada 20 minutos. Para você, pode ser diferente. Mas seja o que for, certifique-se de fazer isso.

5) Observe seu hábito de presumir que vai incomodar outras pessoas simplesmente porque está se cuidando.

Agora, no tempo de COVID-19, pedidos para ficar em casa e trabalhar remotamente, você pensaria que seria mais fácil fazer o que seu corpo precisa de mais – mover e mudar de posição – mesmo se você estiver em muitas reuniões do Zoom. Afinal, você está em seu próprio espaço. Você pode organizar as coisas para se adequar a você. Você não vai incomodar os outros se se levantar ou pedir para sair de uma briga. A questão é: você tem aproveitado a situação atual?

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Eu participei de um retiro virtual de técnica Alexander de quatro dias entre o Natal e o Ano Novo. Eu fui apresentador e participante. Foram quatro dias ótimos. Agridoce, porque embora ainda pudéssemos estar juntos e aprender uns com os outros, não estávamos em nosso ponto anual de costume, no alto de uma colina na parte de trás do cânion com vista para o Oceano Pacífico em Malibu, Califórnia.

Embora eu tenha anos de prática como professora de Alexander e de cuidar de mim mesma, achei difícil lembrar de me levantar e mudar de posição regularmente – especialmente para as sessões que eram principalmente para discussão. Como mencionei antes, para mim a chave é mudar de posição ou levantar a cada 20 minutos. Quando o fiz, passei pelas sessões muito melhor.

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Foi interessante porque eu estava em meu estúdio, um espaço grande e confortável acarpetado com amplo espaço para me mover. Tenho muitas coisas diferentes para sentar e não havia ninguém no meu quarto para me preocupar em interromper se eu continuasse trocando o que eu estava fazendo.

Só porque você pode mudar seu comportamento, não significa que você o faça. Você pode ter tudo pronto para fazer as coisas de maneira diferente, mas ainda terá que superar o obstáculo de anos e anos de fazer isso de uma maneira. E essa geralmente é a parte mais difícil.

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Ensinei uma aluna por muitos anos e se ela estiver lendo isso agora, tenho certeza de que se reconhecerá na história que estou prestes a contar.

Eu estava conversando com essa aluna em particular em sua aula um dia. Ela lamentava o fato de que frequentemente se notava inclinada para frente em direção ao computador. Ela queria saber como se impedir de fazer isso. Comecei perguntando a ela um monte de perguntas sobre a configuração do escritório. Acontece que ela tinha uma mesa de altura ajustável. “Ótimo!” Eu disse.

Minha pergunta padrão de acompanhamento quando descubro que um aluno tem uma mesa de altura ajustável é: “Quão fácil é ajustar?” Tudo o que ela precisava fazer era apertar um botão e ele subia e descia. Ela poderia parar em qualquer lugar ao longo do caminho. “Fantástico!” Eu respondi.

Minha próxima pergunta foi: “Então, com que frequência você aperta o botão e ajusta a mesa durante um dia normal?” “Provavelmente uma vez durante o dia”, disse ela. Minha resposta foi rápida. “Uma vez!” Eu exclamei. “Eu fico absorvida no meu trabalho e esqueço que posso apertar o botão”, explicou ela timidamente. E este é o ponto crucial do problema.

Você pode ter o equipamento mais maravilhoso do mundo, um escritório equipado para permitir que você trabalhe em uma miríade de posições diferentes, para se mover ao longo de seu dia de trabalho. Mas nada disso importa se você não decidir mudar seu comportamento. E isso exige que você pense sobre isso.

A forma como habitualmente trabalhamos é o nosso piloto automático, o nosso normal. Se você ficou sentado em sua cadeira por uma ou duas horas, completamente focado em seu trabalho, você continuará a fazer isso, mesmo se tiver uma excelente mesa nova com altura ajustável. A menos que você pense sobre isso.

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Ter uma boa configuração ou um novo equipamento é apenas o primeiro passo. Agora você precisa trabalhar para criar um novo hábito de trabalho, um novo normal. Criar um novo hábito não acontece apenas porque você quer. Você tem que pensar sobre isso.

No caso da minha aluna, ela precisava descobrir como se lembrar de apertar o botão com mais frequência. Uma semana depois, ela voltou e eu perguntei como estava indo. Ela estava empurrando talvez quatro vezes por dia, enquanto antes ela estava empurrando uma vez por dia.

Ainda mais interessante, ela havia enviado um memorando para seus colegas de escritório para se juntarem a ela no desafio de apertar o botão com mais frequência (descobri que todos tinham mesas de altura ajustável). Recrutar outras pessoas que queiram fazer mudanças semelhantes em suas vidas é uma ótima maneira de ajudá-lo a estabelecer novos hábitos. Se você já tentou começar a se exercitar mais, ter um amigo com quem você concorda em encontrar e caminhar todos os dias na hora do almoço pode ajudar. É chamado de responsabilidade.

Talvez você ainda esteja trabalhando em casa. Talvez você esteja amando ou odiando. De qualquer forma, aproveite a liberdade de que dispõe para configurar o seu espaço da forma que desejar. E crie um novo normal de trabalho – em movimento!

Simples, não necessariamente fácil.

Mas vale a pena.

Seu corpo vai agradecer por isso.

Imagem de Valentin Simeonov, da Pixabay

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