Postura e seu círculo de atenção

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Vamos ser sinceros, parte do problema de trabalhar em sua postura é que ela está acontecendo o tempo todo. Sua postura é o que você está fazendo agora. Não é como você estava sentado há 10 minutos. E não como você estará em pé daqui a 10 minutos.

Você precisa descobrir uma maneira gerenciável de prestar atenção a si próprio com mais frequência durante o dia. Esse é o verdadeiro desafio.

Eu tenho uma sugestão.

Onde está sua atenção agora? Se você está lendo isso, provavelmente nesta tela. Você é humano e, portanto, dominado pelo seu senso de visão. É normal que você preste atenção no que está vendo. Não apenas uma parte da sua atenção, geralmente toda ela.

Quando você começa a trabalhar em sua postura, pode levar um momento de vez em quando para desviar sua atenção para si e para o que estiver fazendo (vamos chamar isso de sua tarefa). Isso pode ser problemático porque você está voltando sua atenção para frente e para trás. É um ou outro, mas não ambos. Pelo menos para mim, isso quebra minha capacidade de manter o foco no que estou fazendo.

O que eu gosto de fazer é cultivar minha habilidade de aumentar meu círculo de atenção, por isso inclui eu e minha tarefa. Faço isso sintonizando outro dos meus sentidos. Você pode fazer isso também.

Aqui está algo simples que você pode tentar na próxima vez que estiver trabalhando no seu computador:

Sente-se perto o suficiente do computador para poder sentar-se confortavelmente na cadeira. Pegue um travesseiro grande e firme e coloque-o atrás de você. Em geral, quero dizer um travesseiro de 16 polegadas x 16 polegadas ou algo semelhante em tamanho. Deixe suas costas se espalharem e descansem contra o travesseiro. Você deve conseguir manter contato com o travesseiro enquanto vê facilmente a tela e alcança confortavelmente o teclado. Se não estiver, aproxime-se.

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Primeiro, trabalhe por 5 a 10 minutos em algo e concentre-se apenas no que está fazendo.

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Então, pare de trabalhar. Se seu corpo se afastar das costas da cadeira enquanto você estava trabalhando agora, permita-se sentar novamente na cadeira novamente com o travesseiro em contato com as costas. Deixe suas costas se espalharem e descansem contra o travesseiro. Agora feche seus olhos. Reserve um momento para notar o contato de seus pés com o chão, as pernas e a parte inferior com a cadeira e as costas com o grande travesseiro atrás de você. Apenas observe. Você não precisa fazer nada.

Em seguida, abra os olhos e veja a tela e o que você estava trabalhando anteriormente. O que aconteceu com sua atenção? Você perdeu a sensação das costas contra o travesseiro? Se você fez, isso é normal. É o seu senso de visão querendo dominar sua atenção. Enquanto você estava com os olhos fechados, estava usando seu senso de toque para ajudar a estar ciente de seu corpo no espaço e o apoio do chão, cadeira e travesseiro. Você ainda pode usar esse senso de toque mesmo quando adicionar novamente seu senso de visão. Mas esteja ciente de que sua visão vai querer assumir o controle.

Por alguns instantes, veja se você pode continuar trabalhando no que estiver na tela, mas permita que seu círculo de atenção cresça e chegue até as costas. Use seu senso de contato com o travesseiro para ajudá-lo a incluir as costas na atenção.

Este é um pequeno exercício divertido para adicionar ao seu repertório. Usando algo tangível, como o travesseiro, pratique o senso de toque para ficar ciente de suas costas (e de si mesmo) enquanto olha à sua frente.

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Você pode praticar isso enquanto estiver dirigindo seu carro, andando de ônibus ou sentado em um café enquanto conversa com seu amigo do outro lado da mesa. O mais engraçado é que ninguém saberá que você está trabalhando para expandir seu círculo de atenção para incluir a si mesmo – sintonizando um pouco mais seu senso de toque e não deixando o senso visual dominar completamente.

Um primeiro passo essencial para trabalhar efetivamente sua postura a longo prazo.

Imagem de Tumisu por Pixabay

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