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Meditação refere-se a um estado em que seu corpo e mente estão conscientemente relaxados e focados. Os profissionais desta arte relatam maior conscientização, foco e concentração, bem como uma visão mais positiva da vida.

é mais comumente associado a monges, místicos e outras disciplinas espirituais. No entanto, você não precisa ser um monge ou místico para aproveitar seus benefícios. E você nem precisa estar em um lugar especial para praticá-lo. Você pode até tentar na sua própria sala de estar!

Embora existam muitas abordagens diferentes para meditação, os princípios fundamentais permanecem os mesmos. O mais importante desses princípios é remover pensamentos e fantasias obstrutivos, negativos e errantes, e acalmar a mente com um profundo senso de foco. Isso limpa a mente de detritos e a prepara para uma qualidade mais alta da atividade.

Dizem que os pensamentos negativos que você tem – vizinhos barulhentos, colegas de escritório mandantes, que você recebeu multa de estacionamento e spam indesejado – contribuem para o ‘poluidor’ da mente, e excluí-los é permitir a ‘limpeza’ de a mente para que possa se concentrar em pensamentos mais profundos e significativos.

Alguns praticantes até excluem todas as informações sensoriais – sem visões, sem sons e nada para tocar – e tentam se separar da comoção ao seu redor. Agora você pode se concentrar em um pensamento profundo e profundo se esse for seu objetivo. Pode parecer ensurdecedor a princípio, já que estamos acostumados a ouvir e ver constantemente as coisas, mas, ao continuar este exercício, você se tornará mais consciente de tudo ao seu redor.

Se você acha as posições meditativas que vê na televisão ameaçadoras – aquelas com costas impossivelmente arqueadas e contorções de aparência dolorosa -, não precisa se preocupar. O princípio aqui é estar em uma posição confortável, propícia à concentração. Pode ser enquanto estiver sentado de pernas cruzadas, em pé, deitado e até andando.

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Se a posição permitir que você relaxe e se concentre, esse seria um bom ponto de partida. Enquanto está sentado ou em pé, as costas devem estar retas, mas não tensas ou tensas. Em outras posições, o único não-não é se curvar e adormecer.

Roupas folgadas e confortáveis ​​ajudam muito no processo, pois roupas justas tendem a sufocá-lo e fazer você se sentir tenso.

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O lugar que você toca meditação deve ter uma atmosfera relaxante. Pode ser na sua sala de estar, quarto ou em qualquer lugar em que você se sinta confortável. Você pode querer um colchonete se planeja assumir posições mais desafiadoras (se você se sentir mais concentrado em fazê-lo e se o contorcionista em você está gritando por libertação). Você pode querer que o local seja organizado de maneira que seja agradável aos seus sentidos.

O silêncio ajuda a maioria das pessoas a relaxar e meditar; portanto, você pode desejar uma área isolada e tranquila, longe do toque do telefone ou do zumbido da máquina de lavar. Aromas agradáveis ​​também ajudam nesse aspecto, portanto, estocar velas aromáticas também não é uma má idéia.

Os monges que você vê na televisão emitindo esses sons monótonos estão realmente realizando seu mantra. Em termos simples, é um credo curto, um som simples que, para esses praticantes, possui um valor místico.

Você não precisa fazer isso; no entanto, vale a pena observar que o foco em ações repetidas, como respirar e cantarolar, ajuda o praticante a entrar em um estado mais elevado de consciência.

O princípio aqui é o foco. Você também pode tentar se concentrar em um determinado objeto ou pensamento, ou mesmo, mantendo os olhos abertos, se concentrar em uma única visão.

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Uma rotina de exemplo seria – enquanto em estado meditativo – nomear silenciosamente todas as partes do seu corpo e focar sua consciência nessa parte. Ao fazer isso, você deve estar ciente de qualquer tensão em qualquer parte do seu corpo. Visualize mentalmente liberando essa tensão. Faz maravilhas.

No geral, a meditação é uma prática relativamente livre de riscos e seus benefícios valem o esforço (ou não esforço – lembre-se de que estamos relaxando).

Estudos têm demonstrado que a meditação traz efeitos fisiológicos benéficos para o corpo. E tem havido um consenso crescente na comunidade médica para estudar mais os efeitos disso. Então, no futuro próximo, quem sabe, essa coisa mística e esotérica que chamamos de meditação pode se tornar uma ciência em si!

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