Lições sobre como permanecer saudável durante o inverno

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Hoje marca o solstício de inverno, no qual celebramos o dia mais escuro do ano. O que realmente estamos celebrando é que a luz está lentamente retornando ao nosso mundo na forma de dias cada vez mais longos. Há um elemento de triunfo associado ao solstício, pois sobrevivemos aos dias mais sombrios do ano. O que costuma ser esquecido é que esses dias frios e sombrios são um componente importante para manter nossa saúde e a saúde de todos os seres vivos.

Agora mesmo, em Minnesota, a paisagem parece morta. As árvores não têm folhas e os campos são crocantes e marrons com folhas secas e lixo das gramas e flores silvestres do verão passado. No entanto, as árvores e grama não estão mortas, mas estão em uma espécie de animação suspensa. Sim, suas folhas se foram, mas ainda há vida nas raízes e no núcleo de cada planta. Esse período de dormência é o momento em que as plantas param de crescer por um tempo, descansam e conservam energia para que possam florescer novamente na primavera.

Árvores e plantas não são os únicos seres vivos que ficam dormentes no inverno. Muitos animais, como ursos, gambás, guaxinins, répteis e até mesmo insetos hibernam no inverno. A temperatura corporal diminui e a frequência cardíaca e a respiração diminuem, tudo como uma forma de sobreviver ao frio e proteger seus estoques de energia até que o tempo mais quente volte.

Na teoria chinesa, cada estação está associada a uma tarefa energética que está embutida no DNA de plantas e animais. E saber a tarefa de cada estação é a chave para uma boa saúde, mas também o mantém em contato com o mundo natural. Por exemplo, a primavera é uma época de expansão. Os pássaros migram para o norte para fazer seus ninhos, os animais que hibernam voltam a ficar ativos, a seiva começa a correr nas árvores e eles começam a brotar folhas. O verão é ativo com nidificação, acasalamento e criação de jovens. No outono, os animais procuram alimentos em abundância para fornecer energia para o inverno que se aproxima. E a tarefa sazonal do inverno é a dormência; para desacelerar, armazenar energia e regenerar na próxima primavera.

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Embora os animais saibam disso instintivamente, nós, humanos, também sentimos essas tarefas sazonais, mas nossos sinais são um tanto abafados, talvez porque vivemos dentro de casa por milhares de anos. Mas a atração das estações também está profundamente em nosso DNA. Ele é encontrado na necessidade de sair para correr e brincar nos primeiros dias quentes da primavera. É encontrado na atividade brilhante do verão, e é encontrado durante a colheita do outono, quando gravitamos em direção a pratos mais vigorosos de abóbora, raízes, sopas e ensopados.

O que nos traz ao inverno. Tenho lamentado os quilos extras que minha balança diz que ganhei no último mês ou assim. Eu me sinto um pouco culpado por ficar na cama mais tarde pela manhã ou sair arrastando os pés para tirar uma soneca algumas tardes. E mesmo que eu saia todos os dias, tenho dificuldade em querer sair e caminhar caminhos e trilhas que eu tanto amei durante o verão. Racionalmente, sei que é isso que meu corpo deve fazer durante os dias mais frios e mais escuros do inverno – praticar a dormência. Vou apenas dizer que está tudo bem para os carboidratos extras que de alguma forma acabam no meu prato, e vou me dar ao luxo de alguns doces de Natal. Vou tentar ficar bem em pesar um pouco mais e dormir um pouco mais, porque isso é o que se espera do inverno.

A lição do inverno é esta: você deve desacelerar, acumular um pouco de energia e dedicar algum tempo para restaurar sua saúde. A energia extra que você acumula durante o inverno ajuda a mantê-lo aquecido, abastecer seu metabolismo e apoiar seu sistema imunológico. Portanto, permita-se comer refeições mais pesadas, fique bem com um ou dois quilos a mais, durma um pouco mais e saiba que é disso que seu corpo precisa durante o inverno.

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