Exercício para toda a vida «Informações sobre saúde em acupuntura

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Se houvesse algo como a fonte da juventude, seria atividade física. E quando penso em ser fisicamente ativo pelo resto da vida, retiro uma página da cartilha de meu pai. Como comandante de uma equipe de demolição subaquática (UDT) no Pacífico, meu pai passou a Segunda Guerra Mundial em um maiô com uma faca e explosivos presos ao cinto. Ele era adequado para o trabalho, tendo crescido nadando competitivamente e, pelo resto da vida após a guerra, ele fez do exercício uma prioridade. Seja para fazer 20 voltas na piscina, caminhar na floresta, esquiar ou andar de bicicleta, papai fez questão de mover seu corpo quase todos os dias.

Atividade física e envelhecimentoMas havia mais em seu manual do que isso. Papai nunca exagerou. Ele continuou se exercitando e fez o suficiente para manter a forma. Acredito que essa foi a chave para sua capacidade de permanecer ativo e sem ferimentos até uma semana ou duas antes de morrer aos 87 anos.

Na clínica, vejo muitos pacientes com lesões esportivas causadas por uso excessivo. Tratei atletas competitivos, profissionais e de fim de semana, muitos dos quais com lesões muito evitáveis. Freqüentemente, eles são tão altamente treinados que seus corpos estão em uma faca entre o desempenho máximo e o colapso completo. Eu os vi voltar ao esporte antes que uma lesão fosse completamente curada, apenas para se recuperar rapidamente. Também tratei muitos que estão tão esgotados em seu regime de treinamento, que são repetidamente feridos ou pegam todos os resfriados ou gripes que circulam, e leva meses para restaurar sua saúde.

Na medicina chinesa, existem várias causas subjacentes de doenças, como comer uma dieta pobre, estresse ou distúrbios emocionais e lesões traumáticas. No entanto, também existe uma fonte de doença chamada excesso de trabalho, e é exatamente isso que parece. Quando você trabalha muitas horas em qualquer coisa, pode ficar exausto ou ferido. Isso pode se traduzir em muitas horas no escritório, cuidando sem parar, estudando por longos períodos ou exercitando-se muito ou muito intensamente.

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Segundo a medicina chinesa, muito pouco e muito exercício pode levar a doenças. Quando se trata de muito, o texto antigo chamado O Imperador Amarelo (o Huangdi Nei Jing), afirma: “Excesso de tensão ou estresse consome a energia vital do corpo”. Isso significa que o excesso de trabalho enfraquece o seu Qi, a força vital que impulsiona todos os sistemas do seu corpo. Como resultado, sua capacidade de curar e sua resistência a doenças são comprometidas.

Então, qual é a chave do bom senso e do exercício sem lesões até que você tenha 87 anos ou mais? Aqui estão algumas estratégias diretamente do meu pai:

-Misture as coisas. Papai nunca fez a mesma coisa dia após dia. Seu exercício foi uma mistura de caminhadas, natação, ciclismo e trabalho no quintal. Como resultado, ele nunca foi ferido.

-Se você estiver trabalhando para um evento, como uma corrida, uma caminhada ou um longo passeio de bicicleta, aumente seus treinos gradualmente. Uma boa regra é aumentar as sessões de treinamento em não mais de 10% por semana.

-Pense em descanso e recuperação como um componente-chave para exercícios saudáveis. Ao permitir que seu corpo se recupere após um treino duro, você oferece a oportunidade de ficar em forma – isso é chamado de efeito de treinamento. Empurrar o envelope do exercício dia após dia apenas o desgasta.

-Se você se machucar, permita-se tempo para curar. Resista à vontade de testar uma lesão antes de melhorar completamente. Eu já vi muitos pacientes se reinventarem ou prolongarem sua recuperação, porque não permitiram ao corpo o tempo necessário para cicatrizar completamente.

-Fique divertido. Pode ser fácil se envolver com a intensidade de melhorar ou ter que praticar seu esporte todos os dias. No entanto, essa intensidade pode ofuscar os benefícios gerais do exercício para a saúde. Se você se lembra de se divertir com as atividades que escolher, suas chances de se machucar tendem a ser menores.

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A conclusão é que mover o corpo não deve ser uma fonte de excesso de trabalho, esgotamento e lesões. Em vez disso, pode ser o fundamento da saúde física e mental e da longevidade. O objetivo é permanecer ativo por toda a vida, não se cansar do excesso de trabalho.

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