Esforço rastejando? Faça-se uma pergunta simples

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Comecei a correr (novamente) no ano passado. Faz 30 anos que eu corri pela última vez (exceto para pegar o ônibus aleatório).

No ensino médio, eu era um corredor muito rápido de 800 metros (2:24 para os entusiastas da pista). Eu era co-capitão da minha equipe de atletismo no último ano. Foi uma parte importante da minha vida.

Depois vieram os 19 anos e um acidente de carro. 10 anos lidando com dor crônica. E parando muitas atividades que eu anteriormente gostei. Incluindo corrida. Mas também encontrando a técnica de Alexander.

Eu completei 50 anos há alguns meses. Eu estudo e aplico a técnica Alexander há 25 anos. E ensinar os outros por 17 anos. Estou muito mais afinado comigo mesmo e capaz de prestar atenção ao meu corpo do que aos 19 anos.

Eu exercito muito e meu corpo se sai melhor quando tem muita variedade. E quero aumentar minha frequência cardíaca com mais frequência. Este ano parecia o momento certo para me desafiar a tentar correr novamente.

Eu comecei devagar. E me levei a uma oficina de corrida em Chicago neste verão – para aprender mais sobre a biomecânica da corrida. Para que eu possa trabalhar em como corro enquanto corro, cuidar do meu corpo e ter menos chances de me machucar. Um dos benefícios adicionais de concorrer novamente e participar do workshop de cinco dias é que tenho mais para ajudar meus alunos que correm. E eu trabalhei com um deles outro dia.

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Matt fugiu sem parar desde que fazia parte da equipe de cross country do ensino médio. Agora ele tem 35 anos e quer voltar a correr mais regularmente. Mas sua região lombar geralmente fica apertada quando ele corre. Nós dois trabalhamos juntos em algumas coisas durante a nossa hora no parque. Havia um que eu quero compartilhar com você.

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Primeiro, vou pedir para você fazer algo.

Imagine que você está dirigindo seu carro em algum lugar, com todo o tempo do mundo. Não se preocupe, você vai se atrasar para um compromisso. Sem tráfego. Você pode aproveitar o seu passeio. Aprecie a paisagem. Basta estar no momento.

Como é o seu corpo?

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Agora, imagine que você acabou de sair de casa 10 minutos depois do que planejara. Você precisa marcar uma consulta importante na cidade. No tráfego normal, leva 30 minutos. Você puxa pela interestadual e é de pára-choque para pára-choque. Você esqueceu seu telefone na mesa da cozinha. Não há como enviar mensagens de texto para que eles saibam que você está atrasado.

Como é o seu corpo?

Lembre-se do que você notou sobre você enquanto eu falo sobre Matt e minha hora no parque.

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Lembre-se de que uma das coisas que Matt notou sobre sua corrida é que sua região lombar ficaria tensa.

Matt e eu brincamos muito com a corrida facilmente no lugar, para que ele pudesse ter a idéia de apenas “estar aqui”. E, em seguida, movendo sua corrida no local para frente, mas concentrando-se em estar onde estava no momento, mesmo que estivesse avançando no espaço.

Enquanto ele se concentrava em estar onde estava a qualquer momento – “estar aqui” – e não em fazer a corrida ou chegar ao próximo alvo na trilha – o que eu chamo de “estar lá” -, suas costas podiam relaxar um pouco e ali era uma diferença tangível para ele.

De vez em quando ele notava suas costas querendo ficar tenso. Então, parávamos, corríamos suavemente no lugar para que ele pudesse restabelecer a ideia de apenas “estar aqui” e depois seguir em frente, mas ainda praticando o foco em “estar aqui”, mesmo em movimento. O que Matt descobriu foi que, assim que estivesse mentalmente “lá”, ele ficaria tenso na região lombar. Concentrando sua mente em “aqui”, ele poderia estabelecer um pouco de facilidade em seu corpo e nas costas.

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Da próxima vez que você sentir tensão, não importa o que esteja fazendo, pergunte a si mesmo se já está “aqui” ou “lá”. Tente se concentrar em estar “aqui” e veja como seu corpo gosta.

Aposto que sim!

Imagem de dana279 por Pixabay

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