Como é a tentativa de se esforçar?

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Tive aulas de piano por 8 anos quando era criança.

Uma tarde por semana, minha mãe dirigia os 10 minutos até a casa da minha professora. Na sala de estar, pequena demais para o bebê grandioso, o cravo e os móveis da sala, eu teria minha lição.

Eu não vou mentir. Eu realmente nunca gostei de tocar piano. E não estou gostando agora. De vez em quando, toco um piano. Mas isso não é coisa minha.

As lições me deram uma experiência sobre o que é a memória muscular.

Parte das lições foi memorizar várias peças. Especialmente para o considerando anual de junho. Eu tocava e tocava e tocava até meu corpo saber como era tocá-las.

Eu estava desenvolvendo memória muscular.

Você tem muitas coisas durante o dia que dependem da memória muscular. Você as repetiu tantas vezes que pode executar a tarefa sem esforço consciente.

O termo memória muscular é um pouco inadequado. A parte da memória é realmente armazenada no seu cérebro. E seu cérebro direciona seus músculos para agir de tal maneira.

Onde quer que a memória esteja armazenada, existe uma parte de cometer um ato para a memória muscular que envolve a sensação de uma certa maneira.

Todos esses anos atrás eu aprendi a tocar Für Elise.

Se você tocou piano por alguns anos quando criança, aposto que você aprendeu essa peça também. Caso contrário, se você ouvir, você o reconhecerá

Eu toquei essa música tantas vezes que desenvolvi uma memória muscular muito boa para ela.

E eu sabia como era tocar.

Muitos anos depois de não tocar um piano, pude sentar e encontrar a primeira nota da música e tocá-la. Mesmo agora, enquanto escrevo isso, posso pegar minha mão direita e tocar as 9 primeiras notas sobre a mesa. Eu nem preciso do feedback de ouvir o piano.

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Parece Für Elise.

A memória muscular pode ser uma grande coisa. Exceto quando não é.

Quando completei 19 anos, me deparei com dores crônicas no pescoço, ombros e costas que me atormentaram por quase 10 anos.

Buscar alívio é o que me levou a começar a estudar a Técnica Alexander aos 25 anos. Desde então, parei de estudar e aplicar suas lições.

Uma das coisas mais importantes que eu examinei nos últimos 25 anos explorando minha postura e movimento é o que acho que deveria ser o esforço.

Mais importante, aprendi a questioná-lo.

Eu amo fazer um bom trabalho. Faz-me sentir bem ao saber que dei algo a meus 100% (na verdade, meus 110%). Não importa o que eu estou fazendo.

O problema no passado era que eu havia passado anos cultivando a memória muscular tentando me esforçar. Esforçar-se era equiparado a sentir muita tensão muscular excessiva.

Eu tive que sentir essa tensão muscular excessiva para saber que estava fazendo o máximo possível.

Mas meu corpo não estava feliz. Em absoluto.

Quando e como exatamente comecei a igualar a sensação de tensão muscular excessiva e me esforçar muito não é fácil identificar.

Mas tudo começou bem jovem.

Lembro-me de segurar meu lápis com tanta força na escola primária quando me esforcei para tornar minha escrita organizada que criei um dente permanente na parte interna do dedo anelar direito.

Acho que só desapareceu nos últimos 10 anos, embora tenha mudado a maneira como seguro a caneta e a quantidade de pressão que uso para escrever. Além disso, digito mais agora do que escrever à mão.

Depois que me mudei para Minneapolis, na casa dos 20 anos, e comecei a ter aulas com Alexander regularmente, lembro-me de limpar o banheiro no meu lindo apartamento dos anos 30. E esfregando como se eu estivesse tentando tirar líquenes de 100 anos de idade do lado de um navio-tanque.

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Por causa das minhas lições de Alexander, comecei a prestar mais atenção em como estava fazendo as coisas.

E notei o esforço e como estava me sentindo.

Eu precisava de tanto esforço?

Verdade? Não.

Mas apenas com tanto esforço isso foi registrado no meu cérebro como um bom trabalho. Tentando muito.

E eu queria me esforçar e fazer um bom trabalho.

Uma coisa que tive que mudar para ter alguma chance de meu corpo se sentir melhor foi enfrentar essa “memória muscular” que desenvolvi para me esforçar.

Houve duas etapas:

1) O primeiro foi o mais fácil dos dois. Ao longo dos anos, resumiu-se a uma prática simples de me fazer uma pergunta de vez em quando ao longo do dia, quando estou fazendo algo. Qualquer coisa. Posso me fazer a pergunta enquanto estou sentado aqui na minha mesa e digito isso para você.

“Posso fazer o que estou fazendo e fazer menos?”

Quase toda vez que me faço essa pergunta, algo se libera em mim. Eu deixei de lado um aperto muscular que eu não fazia ideia de que estava fazendo. E não precisava.

O que me deixa ir é frequentemente em lugares que me surpreendem completamente.

Quem diria que cortar cebolas exigia que eu apertasse minha nádega esquerda? Difícil.

Implementar isso exigiu paciência e persistência.

O pagamento na forma de um corpo que não doeu tanto não veio instantaneamente. Levou tempo.

Mas valeu e continua valendo a pena.

Não é difícil se perguntar: “posso fazer o que estou fazendo e fazer menos?”

O difícil é fazer a si mesmo a pergunta periodicamente ao longo do dia, enquanto você está envolvido em atividades.

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E faça isso todos os dias.

2) O segundo passo me surpreendeu como o mais difícil dos dois. Simplesmente aprender a fazer menos era uma coisa. Lidar com a sensação de que não estava me esforçando (o suficiente) quando fiz menos foi outra.

Simplesmente não parecia certo.

Como eu igualava a sensação de tensão muscular excessiva com esforço era a memória muscular. Ou, mais simplesmente, era um hábito. Se eu não senti uma tensão muscular excessiva, tive a sensação de que não estava tentando.

Eu tive que trabalhar de alguma maneira separando-os um do outro.

O desejo de querer sentir que estava me esforçando era muito forte. E ainda é.

Mas, aprendendo a reconhecer cada vez mais frequentemente quando ele levanta a cabeça feia e diz: “isso não parece certo”, tenho a chance de responder: “Não. Parece apenas diferente. E estou fazendo diferente e ainda me esforçando (o suficiente) “.

Ainda tenho memória muscular para parte de Für Elise. Porque eu pratiquei muito.

Bem, eu pratiquei muito o meu jeito antigo. E por muito mais tempo do que eu pratiquei Für Elise.

Essa ainda é uma jornada contínua para mim. Mas minha prática contínua da técnica Alexander me ajudou a ficar muito mais consciente. Ciente de como faço as coisas.

E com consciência vem a escolha.

Posso optar por fazer o que estou fazendo e fazer menos, me sentir diferente e deixar que esse seja meu novo esforço.

Toda vez que me esforço dessa maneira nova, meu corpo me agradece por isso.

Foto de Alora Griffiths no Unsplash

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