Autocuidado em tempos difíceis

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Nosso mundo está mudando, aparentemente à velocidade da luz. Parece inconcebível que algo eclipsasse a dor e a agitação causadas pela pandemia do Covid 19. E, no entanto, a trágica perda de George Floyd e a resposta internacional a séculos de desigualdade racial viraram ainda mais o mundo.

Os eventos mundiais criaram mudanças maciças em poucas semanas, não apenas em como vivemos, mas também em como percebemos nossas comunidades e país. Muito do que estamos passando é incrivelmente doloroso. Há uma enorme sensação de perda e desejo pelas vidas que tivemos antes da pandemia. E há muita dor de cabeça, tanto em vidas perdidas para o coronavírus, mas também em séculos de racismo sistêmico, que são claramente evidenciados pelo trágico assassinato de George Floyd.

Lá eué um conceito no judaísmo, chamado tikkun olam, que significa vagamente reparar o mundo. Diante da atual turbulência que agita nossas vidas, muitas pessoas adotaram essa crença de melhorar as coisas à sua maneira, grandes e pequenas. O espírito do tikkun olam se reflete no trabalho de nossos profissionais de saúde, pessoas que marcham pela igualdade racial, equipes de emergência e trabalhadores de mercearias, para citar alguns. Vemos esse espírito todos os dias em pessoas altruístas que agem por bondade e a serviço dos outros.

Reparar o mundo e cuidar dos outros pode ser cansativo e exige uma certa dose de autocuidado para ser sustentável. Entendo que o autocuidado pode parecer egoísta quando tantas pessoas estão lutando. No entanto, há uma diferença entre egoísmo e autocuidado. Sem nos reparar, como somos capazes de reparar o mundo?

O autocuidado pode ter muitos significados e manifestações diferentes. Aqui estão alguns pensamentos da minha experiência pessoal e de décadas de atendimento aos pacientes:

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Antes de tudo, ouça seu corpo. Envia a você o que chamo de notas de amor na forma de pequenos desconfortos. Sentindo-se esgotado, dolorido ou com isso? Ouça – seu corpo está lhe dizendo que você precisa de um descanso. Descobri que, quando você ignora esses sinais precoces, seu corpo fica mais alto ao pedir que diminua a velocidade, geralmente na forma de sintomas ou doenças graves.

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-Tenha permissão para relaxar. Você precisa tirar uma folga para poder continuar. Você voltará outro dia para cuidar dos outros, cuidar do mundo e fazer o trabalho da sua vida. Isso não é egoísmo; é autocuidado.

Deixe a palavra “nutrição” ser um tema para seu autocuidado. Nutrição é mais do que apenas comer bem. É também o que te alimenta emocionalmente e o que alimenta sua alma. Às vezes, você só precisa de um tempo sozinho, um passeio na floresta, um banho na banheira ou para se reunir com um bom amigo.

– Saiba que não há problema em não fazer nada, pois, ao não fazer nada, você está realmente fazendo algo muito importante – cuidando de si mesmo.Autocuidado em tempos difíceis 2

-Se sua vida é muito estressante, faça o que for preciso para administrar esse estresse. Medite, crie arte, escreva em um diário ou pratique ioga. Lidar com o estresse não deve parecer mais uma coisa a fazer, e só você sabe o que funciona melhor para você.

-Durma o suficiente. Se você estiver em casa devido ao coronavírus, pode parecer que você acabou de ir do pijama diurno para o pijama noturno. No entanto, o tempo que você gasta realmente dormindo é importante. Seu corpo se repara e rejuvenesce enquanto você dorme. Não ficar de olho o suficiente pode se traduzir em baixa imunidade e uma série de outros problemas de saúde.

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Mova seu corpo de uma maneira que seja boa. Faz o sangue fluir e estimula o sistema linfático, que remove as toxinas do corpo. Exercícios leves são ótimos, como ioga, Tai Qi, natação ou caminhada. Mais árduo também é bom. Só não exagere, se você estiver se sentindo mal.

Seja gentil consigo mesmo e com as pessoas ao seu redor. A bondade é fácil e requer menos energia do que ficar com raiva, irritada ou frustrada. Além disso, ser gentil é bom.

N Entenda que todo mundo sofre de uma maneira ou de outra. Ao ajudar os outros, lembre-se de que você não pode consertar tudo, mas se você se propõe a ajudar de alguma maneira, você praticou o tikkun olam. Saiba também que o sofrimento é o que dá sentido às nossas vidas. O autor e psicólogo Viktor Frankl escreveu que a pergunta que deveríamos nos fazer não é sobre o significado da vida, mas sobre o significado do sofrimento. As lições aprendidas e a sabedoria adquirida com o sofrimento é o que molda quem somos e o mundo em que vivemos.

Sem dúvida, estes são tempos difíceis. No entanto, bondade e cuidado conosco e com os outros é a própria essência de reparar o mundo.

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