A mudança começa com saber onde você está

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Esta manhã eu estava conversando com um homem na minha aula de Pilates que trabalha em casa. Ele estava tentando descobrir qual seria a melhor cadeira para se sentar. Ele descreveu os vários móveis que tem em casa, incluindo uma escrivaninha e algum tipo de cadeira oscilante.

“Qual é a melhor cadeira ou melhor posição para trabalhar?” não é uma pergunta incomum em meu estúdio. Se você está procurando uma resposta para essa pergunta, sinto muito em dizer que não há cadeira ou posição certa para trabalhar. E minha resposta à pergunta é sempre a mesma:

Mova-se entre as posições e faça tudo o que for necessário para que isso aconteça com a maior frequência possível.

Eu escrevi um artigo inteiro no blog sobre esse conceito simples há algum tempo.

Qualquer posição em que você se encontrar colocará certo estresse no corpo. Simplesmente mover e mudar de posição mudará essas tensões. Freqüentemente, você tem uma posição sentada para trabalhar e, se estiver em pé para trabalhar, uma posição em pé. Você meio que trava e isso está sentado ou em pé.

Mas seu corpo foi projetado para se mover. Gosta de variedade. Então, mude. Há uma razão pela qual um ditado favorito dos ergonomistas é “a melhor posição é a próxima posição”.

Pouco depois de começar a discutir cadeiras com meu camarada de Pilates, nosso instrutor entrou na conversa e disse: “eles não dizem que você deve se levantar e se mover a cada 20 minutos?”

Sim, já ouvi isso. Mas realmente, você faz isso?

Se você ficar rígido e dolorido porque está sentado ou em pé por muito tempo em uma posição enquanto trabalha, minha sugestão é um pouco diferente do que levantar e se mover a cada 20 minutos.

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Comece descobrindo quanto tempo você normalmente trabalha em um alongamento sem mudar de posição. Em outras palavras, qual é o seu hábito? Uma hora, duas horas? Você ao menos sabe?

Depois de saber por quanto tempo você trabalha habitualmente, dê um pequeno passo incremental para se mover e mudar de posição com mais frequência. Se você normalmente trabalha por duas horas seguidas sem mover um músculo, que tal começar a cada hora e meia? Não é a cada 20 minutos ou mesmo a cada 30 minutos. Mas o mais importante é com mais frequência do que a cada duas horas.

Como humano, você tende a resistir à mudança. Uma grande mudança em sua rotina exige uma grande quantidade de força de vontade e muitas vezes funciona por um tempo antes de você voltar aos velhos hábitos. Essa é uma das razões pelas quais muitas pessoas não conseguem cumprir suas grandiosas resoluções de ano novo de começar a se exercitar cinco dias por semana, quando antes eram viciadas em televisão.

É ótimo ter grandes objetivos. Mas divida-os em pequenos passos incrementais que você executará de forma consistente. Você terá mais chances de alcançar seu grande objetivo e mantê-lo dessa maneira. Pense nisso como se enganando para mudar algo tão lenta e silenciosamente que você não registra a mudança.

Aposto que você terá uma chance melhor de alcançar seu objetivo desta forma.

Seu corpo vai agradecer por isso.

Imagem de StockSnap de Pixabay

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